Preparando o desastre: Como o Brasil se tornou um laboratório de agroinvestimentos financeiros

GRAIN | 3 maio 2024

Preparando o desastre: Como o Brasil se tornou um laboratório de agroinvestimentos financeiros

Investimentos financeiros em terras e na cadeia agroindustrial não são novidade. Estados Unidos e Argentina os conhecem muito bem, mas a expansão que alcançam no Brasil está criando condições para uma futura geração de expropriados. Fundos de Investimentos nas Cadeias do Agronegócio, os Fiagros, prometem que qualquer pessoa poderia se tornar “sócio” do agronegócio ao investir apenas R$ 10 reais (2 dólares americanos) em troca de uma rentabilidade, no geral, acima dos juros exercidos no país.
          
Três anos depois de lançados os primeiros Fiagros no Brasil, especialistas apontam que o agronegócio tenta vender gato por lebre para encobrir o estado de falência econômica, ecológica e social do agronegócio, além do alto risco desses investimentos.
                      
Com a ideia de que todos podem ser “sócios do Agro”, esses fundos estão a abocanhar a poupança popular para a expansão da agroindústria e tudo que a acompanha historicamente. Capturar as economias da população para financiar mais cercamentos de terras, exploração do trabalho e expropriação de recursos naturais, pode ser uma das mais perversas consequências desta nova estratégia financeira do agronegócio.
            
Leia o relatório completo: https://grain.org/e/7137
  • Who's involved?

    Whos Involved?

    Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts