Brasil: estrangeiros compram 22 campos de futebol por hora

O Globo, 2-11-2010

Do final de 2007 ao início deste ano, foram adquiridos 1.152 imóveis rurais

AM e Minas concentram 60% do total das terras compradas por pessoas físicas e jurídicas de outros países no período

Fernando Odilla

Empresas e pessoas de outros países compram o equivalente a 22 campos de futebol em terras no Brasil a cada uma hora. Em dois anos e meio, os estrangeiros adquiriram 1.152 imóveis, num total de 515,1 mil hectares.

A Folha comparou registros mais recentes feitos entre novembro de 2007 e maio de 2010 pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que leva em conta as aquisições de pessoas e empresas de outros países.

Na tentativa de conter a "invasão estrangeira", o Incra também regula compras e arrendamento de terras feitos por empresas com sede no Brasil, mas que são controladas por estrangeiros.

"Não é xenofobia. Agora temos regras que trazem estabilidade jurídica e potencializa o combate à grilagem", afirma o presidente do Incra, Rolf Hackbart.

"Além disso, as medidas não afastam investidores, porque o Brasil não deixou de oferecer rentabilidade", completa o presidente da autarquia federal.
  • Send a letter calling on the financial backers of Agilis Partners to stop the land grabs and human rights violations against the Kiryandongo community in Uganda
  • Who's involved?

    Whos Involved?

    Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts