Cerca de 4,5 milhões de hectares de terras brasileiras pertencem a estrangeiros

15-8-2012, Jornal Agora
Medium_aquisição-de-terras-brasileiras-por-estrangeiros-já-atinge-o-tamanho-de-um-país-como-a-suiça
Aquisição de terras brasileiras por estrangeiros já atinge o tamanho de um País como a Suiça

A aquisição de terras brasileiras por estrangeiros chega a 4,5 milhões de hectares. Essa área está distribuída por 3.692 cidades e ocupa cerca de 0,53% do território nacional, o que equivale ao estado do Rio Grande do Norte.

Segundo o advogado, Carlos Eduardo Baumann, essa compra é positiva, uma que vez, o capital estrangeiro financia o crescimento e desenvolvimento do agronegócio brasileiro. E os principais atrativos são: o clima, e uma área muito grande para ser explorada.
 
Além disso, existe uma limitação de aquisição de terras por estrangeiros. “Com isso, não há risco de perda da soberania nacional, pois o ativo terra não pode ser transportado para outro lugar”, explicou Baumann.
 
Ainda de acordo com o advogado, não deve existir distinção entre o capital estrangeiro e o nacional, o importante é que a terra produza. E também o agronegócio requer um volume muito grande de capital, a tecnologia, e o custo é alto, então é uma tendência mundial de escala de mercado.
 
“Há a necessidade do controle, mas não restringir ou limitar a aquisição de terras por estrangeiros”, finalizou Baumann.

Who's involved?

Whos Involved?


  • 13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts