Comunidades rurais reunem-se em defesa da terra e contrução de alternativas de desenvolvimento

19-9-2016, ADECRU
Medium_map_cear_cdn_new

Malema, 19 de Setembro de 2016−Cerca de 200 pessoas, entre militantes da ADECRU organizados em grupos de bases e animadores de Justiça e Paz de Nampula e Nacala em representação das comunidades camponesas e ruais dos distritos das províncias de Manica, Tete e Nampula, participam nos dias 19 e 20 de Setembro nas acções de mobilização e formação da consciência sobre cidadania e direitos humanos no âmbito do encontro unitário de comunidades rurais em defesa da terra e construção de alternativas nos Corredores da Beira e de Nacala.

Com o objectivo de contribuir para o aumento de consciência cívica e participação democrática das comunidades rurais no processo de desenvolvimento do País para controlo de políticas públicas e defesa dos seus direitos de terra, água, floresta e outros bens naturais, o encontro unitário de comunidades rurais em defesa da terra e construção de alternativas decorre na vila sede de Malema e é organizado pela Acção Académica para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECRU) em parceria com a Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz de Nampula (CaJuPaNa) e a Comissão Diocesana de Justiça e Paz de Nacala (CDJPN).

Para ADECRU, CaJuPaNa e CDJPN este encontro constitui um espaço de troca de saberes comunitários e de conhecimentos para que as comunidades se engajem e participem democraticamente na defesa dos seus direitos e no combate a todas formas de injustiça. Igualmente, espera-se que sejam identificadas e discutidas estratégias de resistência e enfrentamento ao avanço dos investimentos sobre os territórios das comunidades e alternativas sustentáveis para o desenvolvimento soberano das comunidades rurais.

Durante as oficinas recentemente realizadas pela ADECRU e CaJuPaNa constatou-se que a maior parte das comunidades camponesas dos Corredores da Beira e de Nacala (províncias de Manica, Sofala, Tete, Zambézia e Nampula) sofreram a violação dos seus direitos traduzidos em expropriação de terras, reassentamentos arbitrários e involuntários, deslocamento de comunidades camponesas para terras inférteis, falta de unidades sanitárias adequadas e escolas básicas.

O encontro unitário de comunidades rurais em defesa da terra e construção de alternativas é antecedido pela realização de duas caravanas de solidariedade no dia 19 de Setembro às comunidades afectadas por grandes projetos de investimentos e políticas de desenvolvimento no chamado Corredor de Nacala. A primeira caravana partirá da cidade de Nampula e visitará a comunidade de Intatapila e de Napai II na localidade de Nahipa, no distrito de Mecuburi, atingidas pela Green Resource. Também visitará a comunidade de Mathária, no distrito de Ribaué, atingida pela implementação do modelo 4 do programa ProSavana. A segunda caravana vai partir da vila sede do distrito de Malema e visitará a comunidade 19 de Outubro afectada pela Nova Aliança para a Segurança Alimentar e Nutrição em África.

Este encontro unitário está integrado num conjunto de encontros com comunidades dos Corredores da Beira e de Nacala, que a ADECRU, CAJuPaNa, CDJPN têm vindo a realizar nos últimos meses num processo de mobilização, auto-organização, engajamento e articulação comunitária, com o objectivo de contribuir para o aprofundamento e ampliação do processo de formação e organização, fortalecendo o debate público e democrático sobre os desafios e as alternativas de desenvolvimento soberano do País.

Para mais informações:

Clemente Ntauazi: 827400026| clemententauazi@gamil.com
Perito Alper: 821225570 |alperito2@gmail.com
Website:
Email geral: adecru2007@gmail.com

  • Sign the petition to stop Industria Chiquibul's violence against communities in Guatemala!
  • Who's involved?

    Whos Involved?


  • 13 May 2024 - Washington DC
    World Bank Land Conference 2024
  • Languages



    Special content



    Archives


    Latest posts